Por Marthayza
De tempos em tempos aparece a notícia de um grande retorno de uma banda clássica. Esse ano, a "grande volta" ficou por conta da reunião do Verve, banda que nos anos 90 fez muito sucesso com o CD Urban Hymns, foi processada por plágio pelos Rolling Stones, influenciou quase todas as bandas inglesas que surgiram desde 1998 e seu vocalista, Richard Ashcroft, ganhou até música de Noel Gallagher. Mas as brigas internas acabaram com a banda em 1999.
A banda resolveu fazer um "comeback" este ano, mas o CD "Forth" parece deslocado no tempo. Em 1999 teria sido perfeito, mas hoje em dia, parece apenas mais um CD de baladas tristes e roquinhos pra tocar na FM, coisa que o Coldplay tem feito desde que pegou o lugar do Verve no fim dos anos 90. Esse é um dos grandes perigos que as bandas correm ao voltarem depois de tanto tempo: soar datada.
Por outro lado, menos pretensiosos, os Vaselines do casal Eugene Kelly e Frances Mckee resolveram se juntar a integrantes do Belle and Sebastian pra tocar algumas músicas. Uma das bandas preferidas do Nirvana e dos meus amigos Elmiro e Rogério, da Banda de Blues de Joe Strume, são sempre citados como influência de 10 entre 10 bandas indies. O primeiro show da volta foi em 24 de Abril deste ano. Sem alardes, sem mega cobertura da mídia. Mas a boa notícia, que foi dada no blog do Lúcio Ribeiro, é que a banda pode vir ao Brasil este ano para tocar no Goiânia Noise. Goiânia fica logo ali...
Pra completar este post, vi ontem na MTV a notícia que os jurássicos do Grateful Dead devem fazer um show pra apoiar Barack Obama em Outubro. Quem deve substituir Jerry Garcia, que morreu em 1995, é o vocalista do Allman Brothers, banda que também deve participar do evento. Não sei o que os fãs da banda devem estar pensando disso, uma vez que o Grateful Dead ficou conhecida nos anos de 1960 por sua psicodelia e por serem perseguidos pelo governo americano, sendo acusados de subversivos. Vai ver foi idéia do Bill Clinton, aquele que fumou, mas não tragou.
Há um dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário