terça-feira, 13 de janeiro de 2009

GUIA DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA DE 2009

Por Mariana

Após alguns dias enclausurada sem escrever e talvez faltando aquela inspiração para iniciar em 2009, encontrei este texto que talvez defina um pouco do que talvez será este ano.
Espero que gostem e aguardem que muitas novidades estarão fresquinhas.


GUIA DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA DE 2009


2008 já ficou para trás. É hora de pensar em 2009. Existe uma teoria que classifica os anos terminados em 9 como os menos criativos de cada década mas, ao mesmo tempo, ela é desmentida pelo incrível ano de 1969. Se não fosse por nada mais, seria por Woodstock, o festival que mudou o mundo.
Mas o que o fã de cultura pop pode esperar de 2009? Longe de querer ser o guia definitivo, ESQUEMA NOVO de hoje é uma espécie de “fique de olho” com o que vem de bom, o que pode vir, e tendências que podem ser antecipadas na seara internacional.


QUEM VEM. Se o dólar ajudar, o ano promete muito quando o assunto é a vinda de artistas internacionais ao país.
Já estão confirmadas as visitas de Radiohead, Kraftwerk, Keane, Elton John, James Blunt, Damien Rice, Little Joy, Iron Maiden, Motorhead, Alanis Morrissete, Orishas, Simply Red, Buddy Guy e Sisters of Mercy. Na categoria “boatos/não-confirmados”, encontramos desde Sonic Youth e Wilco até Paul McCartney, passando por Peter Gabriel, Green Day, Simple Plan, Miley Cyrus e Avril Lavigne. Isso sem falar nos festivais do segundo semestre….


QUEM VAI FAZER MÚSICA.
U2, Morrissey, Wilco, Franz Ferdinand, Prince e Bruce Springsteen. Não é difícil dizer que estes cinco artistas estarão entre os melhores de 2009 pois todos estão com discos esperadíssimos no forno. Prince pode estar triplamente na lista, já que promete três petardos (!) Além deles, Lily Allen, Sepultura, Missy Elliot, Antony and the Johnsons, The Decemberists, Beirut, Prodigy, Dave Matthews Band, 50 Cent, PJ Harvey, Chris Cornell, John Frusciante, Sonic Youth, Courtney Love, Yeah Yeah Yeahs e até mesmo Amy Winehouse (se ela conseguir terminar o disco) estão entre os muitos lançamentos que pedem uma atenção especial.


O COMEBACK DO ANO: Sem dúvida nenhuma, a volta do Blur, com formação original. Resolvidas as diferenças, Damon Albarn, Graham Coxon, Alex James e Dave Rowntree vão tocar juntos novamente em dois shows no Hyde Park, em Londres, no mês de julho. Desnecessário dizer que a Inglaterra inteira está em polvorosa e os boatos sobre a participação da banda em festivais como Reading, Glastonbury e até mesmo o americano Coachella já começaram. Alguém falou em Brasil no segundo semestre?


CD X VINIL X DOWNLOAD. 2008 foi o ano em que o número de downloads de música ultrapassou 1 bilhão. Graças principalmente à Itunes Music Store, que explodiu em vendas. Ninguém precisa se preocupar porque o CD ainda não vai acabar neste ano, mas sua participação tende a diminuir consideravelmente e ficar restrita a guetos, megastores e piratas. O incrível nesta história é o crescimento nas vendas do bom e velho vinil, que polariza ainda mais o mercado: de um lado, os saudosistas e puristas do som, que consomem a velha bolacha; de outro os ávidos pelas novidades da semana, fazendo download de faixas, e não mais discos inteiros.


TUDO AO MESMO TEMPO AGORA. HDTV, Blu-Ray, tv digital. Quem conseguir sobreviver ao emaranhado de siglas que é despejado diariamente em nossas cabeças vai conseguir assistir a uma televisão com qualidade inifinitamente superior ao imaginado. Isso se alguém realmente se preocupar com isso, porque com todos os filmes e series de tevê disponíveis na internet para quem quiser, pra que assistir televisão da maneira “antiga”? Isso sem falar em sites como Justin.tv, que transmitem absolutamente tudo em tempo real. Se no início do século a indústria musical foi quem passou por uma transformação, 2009 promete ser o ano da virada da indústria do audiovisual. Fica a pergunta: quem assiste a Lost na Globo?


HYPE DO ANO: A esta altura do campeonato, no ano passado, estávamos todos falando numa garota de 15 anos de idade chamada Mallu Magalhães. Quem sera o hype deste ano? E desta semana?


Texto de Rodrigo James, da equipe do Programa Alto Falante




Nenhum comentário: