domingo, 14 de dezembro de 2008

Franz Ferdinand is back!

por Marthayza

Depois de quatro anos de espera, finalmete o Franz Ferdinand lança um novo álbum. Quer dizer, mais ou menos. Tonight será lançado no dia 27 de janeiro, mas quem encomendar o cd agora pelo iTunes leva de brinde o single de Ulysses, com direito a duas faixas bônus exclusivas. Para compensar os fãs pela espera, o FF ainda vai lançar duas edições especiais do cd, que virão com DVD, um livro de 24 páginas e os compactos em 7 polegadas dos singles da banda. Os escoceses voltaram generosos, e provavelmete virão com a nova turnê pelo Brasil.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Vanguart grava DVD



O quinteto Vanguart gravou na noite desta quinta-feira, 11, seu primeiro DVD ao vivo, que sai pela gravadora Universal em março do próximo ano. O show no bar paulistano Avenida Club durou duas horas, incluiu 21 músicas (entre canções do disco Vanguart, de 2007, e inéditas) e teve participações de Mallu Magalhães, um quarteto de cordas, o tocador de acordeon Arthur de Faria e o guitarrista Luiz Carlini, do Tutti-Frutti (antiga banda de Rita Lee).

A banda de folk-rock abriu a noite com "Para Abrir os Olhos", aquecendo o público - todos convidados, nenhum pagante, mas muitos fãs. Em seguida, mandou a mais country "Just to See The Blue Eyes See", já com palmas do público. A terceira foi "Miss Universe". No fim desta canção, Helio Flanders, líder do grupo, que tocava seu violão com uma rosa presa ao fim do braço, brincou pela primeira vez com o público: "Hoje é uma noite especial. Fiz até o cabelo". Arrancou risadas como se estivesse brincando, mas realmente haviam passado a tesoura em suas madeixas, sempre mais relaxadas e compridas do que nesta apresentação. Foi a primeira vez que algum integrante do grupo se manifestou durante as gravações.

Um quarteto de cordas - com três violinos e um violoncelo - acompanhou o grupo em "Hemisfério". Então, todos saíram do palco, com exceção de Helio, que chamou a primeira convidada. Mallu Magalhães entrou e começou a assoprar sua gaita, enquanto o cuiabano entoou, nervoso, os primeiros versos de "The Last Time I Saw You", acompanhado pela cantora adolescente - recebida por alguns sarristas entre o público com os versos "Olha só / que cara estranho que chegou", referência aos Los Hermanos de Marcelo Camelo, parceiro a quem Mallu vem dedicando mais atenção - e até lágrimas -, o que tem gerado especulação da mídia.

A canção de amor foi repetida para que a produção fizesse os takes certos no DVD, mas não antes de Helio mais uma vez conversar com a platéia: "Ajam como se nada tivesse acontecido, como quando vocês chegam em casa e encontram seus pais". Depois da regravação, o violonista ainda brincou que, agora que a garota deixava o palco, a banda poderia tocar músicas mais pesadas.

Fizeram "Cachaça" e depois "Antes que Eu me Esqueça", mais uma vez acompanhada pelo quarteto erudito. Realmente estavam mais empolgados. As canções vieram mais rápidas, com menos levada do folk clássico a la Dylan. Diminuíram o ritmo em "Love is the World", já mais soltos no palco.

O tocador de acordeon Arthur de Faria ajudou a diminuir o ritmo ainda mais em "Robert", que passou calmamente para "Last Days of Romance" e "Beloved". A audiência, de cerca de 400 pessoas, já estava em transe, acompanhando com palmas, cantando, se emocionando.

A banda então migrou para um momento mais curioso do show, primeiro com uma versão country de "O Mar" ("O mar / quando quebra na praia / é bonito / é bonito"), de Dorival Caymmi. O público foi pego de surpresa mas recebeu bem a canção. Logo em seguida, Helio anunciou duas inéditas, primeiro a rock 'n roll "Promessas de Navegação", depois a balada folk "Mexico City Blues", que a banda já havia tocado em outras apresentações, como a do festival Planeta Terra deste ano. Ao fim, o vocalista recebeu um retoque na maquiagem, enquanto a platéia dava um misto de risadas e aplausos. Chamou para frente do público os amigos das bandas Porcas Borboletas e Los Porongas: "Pode vir queimar o cigarrinho aqui. Gravação não tem cheiro".

Após "Cosmonauta", chamaram ao palco Luiz Carlini, guitarrista da seminal banda Tutti-Frutti (na qual Rita Lee era vocalista, logo após o fim dos Mutantes), e juntos fizeram duas vezes "You Know Me Well".

Fecharam animados com "Enquanto Isso na Lanchonete", a rapidinha "Hey Yo Silver" e com seu maior sucesso, "Semáforo". Após o fim do show, ainda repetiram algumas músicas para garantir tomadas extras de filmagem, o que deu ao público que ficou na casa pelo menos mais meia hora de apresentação.



*Matéria de Artur Tavares, para a Revista Rolling Stone

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Morre a pin up Bettie Page


Por Mariana


Morreu na quinta-feira, 11 de dezembro, a ex-modelo e atriz Bettie Page, aos 85 anos de idade, devido a uma pneumonia. No dia 2 de dezembro, Page sofreu um ataque cardíaco, e desde então estava inconsciente.


Bettie Page, considerada a "rainha das pin-ups" (garotas cujas fotos, sensuais, eram produzidas em larga escala, e acabaram se tornando ícones da cultura pop), foi uma das modelos mais conhecidas durante a revolução sexual dos anos 1960. Depois de ter feito um ensaio para a Playboy em 1955, Page foi considerada por Hugh Hefner, criador da publicação, a "modelo do século".

"Ela capturou a imaginação de uma geração de homens e mulheres com seu espírito independente e sua sensualidade sem vergonha. Ela era a encarnação da beleza", afirmou Mark Roesler, que atuava como agente de Page, no site oficial da artista.

Tempos depois do auge na carreira, Page tornou-se religiosa, reclusa e enfrentou tratamentos para controlar uma doença mental. Sua história foi contada em 2006 no filme The Notorious Bettie Page, que teve a norte-americana Gretchen Mol no papel principal.

O funeral acontece na próxima terça, 16, no cemitério Westwood Memorial, em Los Angeles.





quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Novo álbum do Kiss


Por Mariana


Sem álbum de inéditas desde 1998, grupo entra no estúdio em 2009 para preparar o sucessor de Psycho Circus.

Os pintadões do rock, o quarteto Kiss, voltará ao estúdio em 2009 para gravar um novo álbum, o primeiro de inéditas desde Psycho Circus, de 1998. De acordo com a Billboard, o disco será produzido por um dos guitarristas da banda, Paul Stanley.

O lançamento deve ocorrer no início ou durante a turnê comemorativa de 35 anos do grupo nos Estados Unidos. A banda já se apresentou na Europa, e por todo este ano houve rumores de que eles viriam ao Brasil. Em novembro, Paul Stanley já dava sinais de que o Kiss entraria novamente em estúdio, mas não havia confirmação.

Por diversas vezes, integrantes do grupo disseram à mesma Billboard que eram dois os motivos pelos quais não gravavam novos álbuns. O primeiro: "o tamanho da bagunça que virou a indústria fonográfica", como afirma o baixista Gene Simmons. O outro, lembrado por Stanley, é: "fãs podem tolerar músicas novas, mas querem mesmo ouvir as antigas".

Além de Simmons e Stanley, únicos integrantes originais da atual formação do Kiss, gravam com a banda o guitarrista Tommy Thayer e o baterista Eric Singer.


*Eu tinha que colocar essa matéria com uma das bandas que é referência e inspiração para a minha extravagância.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Kid Vinil - No Goma


Após muitas promessas de idas e vindas Kid Vinil confirma presença no aniversário de um ano do Espaço Goma.

Será na sexta feira, dia 12 de dezembro, no Espaço Goma.

O Goma - Cultural em Movimento se localiza à Av.Floriano Peixoto, 12, Centro, telefone para informações:

(34) 3224-7047

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Lançamento do Bad Religion só em 2010

Por Mariana


De acordo com o baixista Jay Bentley, o Bad Religion deverá lançar um novo disco só em 2010. Confira a agenda que Bentley passou: "Graffin leciona em Janeiro, Fevereiro e Março. Temos Japão em abril, Warped Tour em Junho, Julho e Agosto, Australia em Setembro. Então temos só Novembro e Dezembro sobrando pra gravar. Não há muito material até agora mas posso dizer que 99% de chance de que vamos trabalhar em material novo em 2010".
2010 seria um ano simbólico para a banda que completará 30 anos de atividade.